Há alternativas aos despedimentos na VW AutoeuropaHá soluções para garantir o emprego dos trabalhadores a quem a Autoeuropa anunciou que não vai renovar contratos, afirma o SITE Sul.

Para que os trabalhadores envolvidos nestes processos de despedimento possam esclarecer as suas dúvidas e dar resposta aos muitos contactos que tem recebido, o SITE-SUL já agendou uma sessão de esclarecimento, para a próxima terça-feira, 22 de Dezembro, à 15:00 horas, no auditório da sede do sindicato, em Setúbal.

“Não podemos admitir que uma multinacional que gera lucros há décadas tenha recorrido apoios do Estado através do Lay Off simplificado e apoios à retoma da economia, venha agora despedir trabalhadores com a conivência do Governo P.S. e do Presidente da República, que nunca se pronunciaram sobre esta matéria” afirma o sindicato, no seu site oficial na Internet (https://www.sitesul.pt):

VW AUTOEUROPA tem de garantir o emprego!

O Sindicato mantém a sua posição de que a VW Autoeuropa tem todas as condições para passar estes 55 trabalhadores a efetivos, tal como deveria ter feito com os 125 trabalhadores das carroçarias e todos os outros que saíram também, uma vez que, a existência de falta de trabalhadores nas linhas devido a ausências prolongadas por doenças e à intensificação dos ritmos e cargas de trabalho é notória, obrigando a Administração a recorrer a trabalho temporário em condições precárias.

A redução do horário de trabalho para as 35 horas semanais é a solução para a garantia do emprego e uma melhor conciliação do trabalho com a vida familiar e social dos trabalhadores.

Não podemos admitir que uma multinacional que gera lucros há décadas tenha recorrido apoios do Estado através do Lay Off simplificado e apoios à retoma da economia, venha agora despedir trabalhadores com a conivência do Governo P.S. e do Presidente da República, que nunca se pronunciaram sobre esta matéria.

A Administração e Recursos Humanos, justificou a quebra de encomendas e um futuro incerto no mercado automóvel para 2021 devido à pandemia de COVID-19 e afirma que por esse motivo não lhe é possível garantir o emprego a estes trabalhadores, apesar de ter passado a efetivos cerca de 910 trabalhadores em 2020, facto que não deixamos de sinalizar como positivo. No entanto não podemos esquecer que durante este ano também mais de duzentos trabalhadores não viram o seu contrato renovado tendo como destino o desemprego, situação com a qual o SITE Sul não concorda e desde inicio desta decisão da empresa demonstrou seu descontentamento junto dos Recursos Humanos e afirmou que existem condições para que tal tivesse sido evitado.

Quanto ao pagamento do prémio de objetivos os Recursos Humanos entendem já estar a ir mais além do previsto no acordo existente com a C.T., pagando 50% do valor, mas ficou a nossa proposta para o pagamento da totalidade do prémio a estes trabalhadores tal como deveria ter feito aos anteriores do valor proporcional, de maneira a fazerem face ao seu futuro agora incerto.

SESSÃO DE ESCLARECIMENTO DIA 22/12 PELAS 15h00 EM SETÚBAL

Para dar resposta aos muitos contactos que tem recebido , está agendada uma sessão de esclarecimento no dia 22/12 pelas 15h00 no Auditório na sede do SITE-SUL em Setúbal, para que os trabalhadores envolvidos nestes processos de despedimento possam esclarecer todas as suas dúvidas.

Qualquer trabalhador pode participar na sessão , devendo para o efeito, contactar os dirigentes, delegados sindicais e/ou a sede do SITE Sul , de modo a que seja possível garantir todas as condições de saúde e segurança adequadas ao momento atual que se vive.

PARTICIPA! DEFENDE O TEU EMPREGO!