Autoeuropa deve garantir emprego em vez de despedirO SITE Sul vai promover uma sessão de esclarecimento para os trabalhadores despedidos pela VW Autoeuropa. Numa reunião com a administração, o sindicato insistiu que a empresa tem condições e obrigação de garantir o emprego.

O sindicato vai realizar a sessão de esclarecimento no dia 22, terça-feira, pelas 15h00, na sua sede, em Setúbal.

Esta iniciativa foi tomada para dar resposta aos muitos contactos que o SITE Sul tem recebido por parte de trabalhadores envolvidos em processos de despedimento. Poderá assistir qualquer trabalhador que a VW Autoeuropa tenha despedido, seja ou não associado do sindicato.

Será, no entanto, necessário contactar previamente dirigentes, delegados ou os serviços (tel. 265-534-391) do sindicato, para criar condições para que a reunião decorra respeitando as normas de saúde e segurança.

O sindicato mantém a sua posição de que a VW Autoeuropa tem todas as condições para passar a efectivos os 55 trabalhadores a quem não renovou agora os contratos, tal como deveria ter feito com os 125 trabalhadores das carroçarias e todos os outros que saíram também.

A verdade é que existe falta de trabalhadores nas linhas, devido a ausências prolongadas por doenças, e intensificam-se os ritmos e cargas de trabalho, obrigando a administração a recorrer a trabalho temporário em condições precárias.

Para o SITE Sul, a redução do horário de trabalho para 35 horas semanais é a solução para garantir o emprego e uma melhor conciliação do trabalho com a vida familiar e social dos trabalhadores.

Não se pode admitir que uma multinacional, a gerar lucros há décadas, tenha recorrido a apoios do Estado, através do lay-off simplificado e de apoios à retoma da economia, e venha agora despedir trabalhadores.

O SITE Sul assinala que isto ocorre com a conivência do Governo PS e do Presidente da República, que nunca se pronunciaram sobre a matéria.

Por outro lado, a VW Autoeuropa deve pagar a totalidade do prémio de objectivos aos 55 trabalhadores que saíram agora, tal como deveria ter pago o valor proporcional a todos os outros anteriormente despedidos.

FONTE: FIEQUIMETAL