Grande adesão à greve dos trabalhadores do Gupo EGF 2O primeiro dos dois dias de greve dos trabalhadores das empresas do sector de resíduos do Grupo EGF (hoje e amanhã) registou uma adesão entre os 90% e os 100%. Os trabalhadores lutam por salários justos, carreiras dignas, suplemento de risco e um acordo que valorize os trabalhadores.

Amanhã, a secretária-geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha, estará às 10h00 no piquete de greve da ERSUC, em Rios Frios - Vil de Matos, Coimbra, uma das três empresas do sector de resíduos do Grupo EGF – ERSUC, Resiestrela e Resinorte – que estão em greve.

Nota de Imprensa do STAL:

TRABALHADORES DO GRUPO EGF INTENSIFICAM A LUTA
Grande adesão demonstra profundo descontentamento dos trabalhadores

Os trabalhadores de três empresas do sector de resíduos do Grupo EGF – ERSUC, Resiestrela e Resinorte – cumprem hoje o primeiro de dois dias de greve, por salários justos, carreiras dignas, suplemento de risco e um acordo que valorize os trabalhadores. Esta terça-feira (29), a secretária-geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha, estará presente no piquete da ERSUC em Coimbra, às 10.00h.

A greve de dois dias (28 e 29 de Dezembro) teve início às 00.00h de hoje e prolonga-se até às 23h59 de amanhã, registando grande adesão dos trabalhadores, como indicam os números das primeiras horas desta acção de luta, que abrange 85 municípios dos distritos de Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Vila Real e Viseu, cujos mais de dois milhões habitantes são servidos apenas por 720 trabalhadores:

ERSUC:

- COIMBRA (Rios Frios) e AVEIRO (Eirol) – 100% adesão na recolha selectiva; 95% de adesão geral.

RESIESTRELA:

- CTRSU Quinta das Areias (Alcaria, Fundão) – 100% adesão na recolha selectiva; 75% de adesão geral.

RESINORTE:

- CITVRU CODESSOSO (Celorico de Basto) – 100% de adesão na recolha selectiva; 90% de adesão geral.

- RIBA DE AVE (Quinta do Mato) – 90% de adesão na recolha selectiva; 90% de adesão geral.

Durante estes dois dias de paralisação, os trabalhadores estão concentrados em diversos locais (ver contactos), e contam com a solidariedade da secretária-geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha, que vai estar presente no piquete da ERSUC em Coimbra, amanhã (terça-feira) às 10.00h.

A paralisação dos trabalhadores tem como objectivos exigir:

- A negociação de um Acordo Colectivo de Trabalho (ACT) que uniformize as regras laborais para todos os trabalhadores do Grupo, que promova e garanta a valorização remuneratória, a dignificação profissional e a qualidade do serviço público prestado;

- O aumento imediato dos salários, dos subsídios de refeição, de transporte e de outras prestações, que reponham o poder de compra perdido nos últimos anos;

- A atribuição de um subsídio de risco extraordinário, no quadro do surto epidémico que atravessamos, e a regulamentação de um suplemento de risco;

- A valorização das carreiras profissionais, garantindo a progressão e a promoção;

- O respeito pelas normas de saúde e segurança no trabalho.