A FECTRANS não pode deixar de repudiar as declarações do porta voz da ANTRAM que, a pretexto dos acontecimentos do Reino Unido, anuncia pedidos de reunião com o governo para, entre outros temas, discutir o incumprimento salarial, para 2021, indiciando que o não querem cumprir.Nos termos da cláusula 2ª, ponto 5, a tabela salarial e diuturnidades dos trabalhadores do sector rodoviário de mercadorias, sem prejuízo do processo de negociação, serão actualizadas conforme taxa de crescimento do SMN – Salário Mínimo Nacional, 4,72%, o que faz também aumentar as outras matérias indexadas e isto é para ser cumprido.

Os CCTV – Contrato Colectivo de Trabalho Vertical é para cumprir, porque os trabalhadores têm que ser respeitados nos seus direitos, incluindo no direito de negociação, cuja resposta à propostas sindical, por parte das associações patronais foi o de invocar apenas as dificuldades.

Se o prejuízo das empresas nestes dias de bloqueio foi de 3 milhões de euros, como afirma o porta voz da ANTRAM; pergunta-se quanto foram os lucros nos outros dias do ano? E foi à custa de quem? Dos trabalhadores do sector, também estes os principais prejudicados nos dias de bloqueio.

A ANTRAM quer ser compensada pelos prejuízos resultantes do bloqueio e será que quer compensar os prejuízos materiais e imateriais dos trabalhadores?

A FECTRANS no início da próxima semana fará o balanço destes desenvolvimentos e da situação da negociação colectiva que já devia estar a decorrer.

FONTE: FECTRANS