MercadoriasLutaNo seguimento do pedido de reunião efectuado a várias entidades para discussão do sector rodoviário de mercadorias, realizou-se, hoje, uma reunião com a ANTRAM, onde se discutiu a questão da aplicação e revisão do CCTV.

Da parte da ANTRAM foi transmitido que:

Foi dada informação às empresas associadas sobre a aplicação dos novos valores salariais, resultantes do aumento do SMN – Salário Mínimo Nacional;

Quanto à revisão do CCTV, não têm mandato dos associados para qualquer revisão.

Da parte da FECTRANS defendemos a necessidade de abertura do processo negocial, tendo em conta que a negociação é dinâmica e na qual se pode avaliar todas as formas de melhorar o CCTV, transmitindo nós, que não temos mandato para não negociar a revisão da contratação colectiva e por isso, vamos discutir a situaçãpo com os nossos sindicatos e com os seus associados no sector.

Sobre a revisão do CCTV temos marcada uma reunião com a ANTP no dia 25 de Janeiro às 18h30m e iremos participar numa reunião que foi proposta com todos os subscritores do CCTV, que poderá acontecer também no dia 25.

Por outro lado, sobre um outro tema importante para os trabalhadores do sector – As Cargas e Descargas – por nossa proposta haverá no próximo dia 21, uma reunião dos representantes sindicais na Comissão de Acompanhamento do Acordo Quadro de Cargas e Descargas.

Estamos num quadro complexo de pandemia, mas entendemos que a mesma não pode ser justificação para anular os direitos dos trabalhadores, entre os quais o direito de negociação colectiva.

Tudo faremos para unir os trabalhadores do sector na defesa dos seus direitos e interesses.

FONTE: FECTRANS