LayOff2A multinacional francesa TRANSDEV, que opera em Portugal através de diversas empresas, começou ontem a informar a sua intenção de colocar diversas empresas na situação de “lay-off” e que ao final do ontem de ontem, pelas situações conhecidas abrangia já 1 275 trabalhadores.

Repete-se novamente a situação do ano passado, em que fica demonstrado que estas empresas não conseguem sobreviver sem os dinheiros públicos, do governo e das autarquias, o que reforça aquilo que temos vindo a afirmar, de que o País precisa de uma forte empresa pública para o transporte público de passageiros, que tenha como objectivo um serviço público de qualidade, voltado para a necessidade das pessoas.

Pelo que está anunciado, este período de “lay-off” é para durar seis meses, o que significa que a empresa vai transferir para a Segurança Social, paga por todos que trabalham, uma parte significa dos custos com os trabalhadores. Durante este tempo deixa de pagar a sua parte para a Segurança Social e ao mesmo tempo deixa milhares de portugueses sem transporte público.

Lay Off Transdev:

Caima - 112

ETAC - 296

Rodoviária da Beira Litoral - 101

Transdev Interior - 246

Auto Viação Aveirense - 73

Transdev Expressos - 42

Minho Bus - 153

REDM - 113

Transdev Norte - 139

Total - 1275