AUMENTO GERAL DOS SALÁRIOS EM 90 EUROS

Trabalhadores da hotelaria, restauração e turismo concentram-se hoje frente à sede das associações patronais

NEGOCIAÇÃO DA CONTRATAÇÃO COLETIVA

Os trabalhadores da hotelaria, restauração e similares foram, e continuam a ser, os mais afetados pela crise sanitária provocada pela covid-19, a que se seguiu uma crise social profunda no sector.

Muitos milhares de trabalhadores ficaram sem emprego e sem qualquer apoio social ou viram os seus direitos e rendimentos reduzidos drasticamente, que ainda não foram repostos.

As associações patronais suspenderam os processos negociais mal a crise sanitária se instalou e ainda não retomaram os mesmos, apesar da insistência sindical.

Os trabalhadores não viram os seus salários atualizados em 2020.

Com o aumento do Salário Mínimo Nacional (SMN) em 2020 de 35 euros e em 2021 de 30 euros, mais de 80% dos trabalhadores dos hotéis, restaurantes, cafés, pastelarias e similares foram apanhados pelo SMN.

Os trabalhadores do sector sempre receberam acima do SMN, mas o congelamento por parte do patronato da negociação da contratação coletiva de 2011 a 2018 levou a uma perda salarial enorme. Contudo, sem razão, uma vez que de 2012 a 2018 foram anos de aumento exponencial de hóspedes, dormidas e receitas no sector.

A FESAHT e os seus sindicatos filiados já apresentaram propostas às associações patronais do sector para a revisão dos salários em 2021, mas estas recusam negociar.

A AHRESP, tinha reuniões agendadas para dias 23 e 26 do corrente para negociar a revisão do Contrato Coletivo de Trabalho para o sector das cantinas e refeitórios que abrange mais de 20 mil trabalhadores, mas adiou as reuniões sem qualquer razão válida.

Assim, os vários sindicatos da FESAHT vão participar na Jornada Nacional de Luta promovida pela CGTP-IN dia 25 de Fevereiro, pelo aumento geral dos salários em 90 euros e pela negociação da contratação coletiva, realizado concentrações de protesto, amanhã, a saber:

Sindicato de Hotelaria do Norte – Concentração de protesto às 14H00 à porta de delegação da associação patronal AHRESP, na Rua Dr. Alfredo Magalhães, nº 60, Porto e pelas 14H30 à porta da sede da APHORT, na Praça D. João I, nº 25, Porto, onde serão entregues novos pedidos de reuniões para a negociação da contratação coletiva;

Sindicato de Hotelaria do Centro – 10H00 - Grande Plenário com trabalhadores(as) dos serviços hospitalares de Lavandaria, Resíduos e Alimentação no Grande Auditório dos HUC, 11h30 - Contacto com a comunicação Social, na portaria da entrada principal dos HUC, para abordar a atual situação de trabalho em pandemia em todos estes serviços nas unidades do CHUC, abordar as discriminações de que continuam a ser vítimas ao nível da falta de pessoal, condições de trabalho, e dos procedimentos e medidas de proteção e segurança e ausência de vacinação. 14H00 - Concentração de trabalhadores(as) dos refeitórios escolares do Concelho de Coimbra, junto à Porta principal da Câmara Municipal de Coimbra, para manifestar a difícil situação em que vivem, após o despedimento de que foram novamente alvo pela empresa ICA com o encerramento das escolas, hospital CUF em Viseu às 15H00 – concentração dos trabalhadores do Sinal +, grupo Trivalor.

Os participantes nesta ação irão deslocar-se com dirigentes e delegados sindicais pela Ferreira Borges e Fernão Magalhães para a Segurança Social, para participar na ação da USC CGTP-IN às 15h00m, em Cordão Humano respeitando sempre todas as regras de distanciamento físico e de segurança que o momento exige;

Sindicato de Hotelaria do Sul – Concentração dos Trabalhadores à porta da AHRESP, pelas 11H00, na Avª Duque de Ávila, 75, Lisboa

Sindicato de Hotelaria do Algarve – Concentração pelas 9H30 dos trabalhadores do SUCH, do Hospital de Faro, 10H30, plenário de trabalhadores do INATEL em Albufeira, 14H30, concentração dos trabalhadores da UNISELF dos refeitórios escolares junto à Camara Municipal de Lagos.

FONTE: FESAHT