Dia Internacional da Mulher assinala se em luta A Fiequimetal e os seus sindicatos vão participar nas acções da Semana da Igualdade, da CGTP-IN, e vão dinamizar iniciativas próprias de esclarecimento e mobilização, sob o lema «Defender a saúde, dignificar o trabalho, avançar na igualdade».

As acções da Semana da Igualdade decorrem a partir de 8 de Março, Dia Internacional da Mulher.

A federação tem estado a divulgar os estudos temáticos produzidos pela Comissão da CGTP-IN para a Igualdade entre Mulheres e Homens (CIMH), sobre a situação da mulher no trabalho e a justeza das reivindicações sindicais.

De 8 a 12 de Março, vão decorrer iniciativas em todos os sectores e em todo o País, nos locais de trabalho e na rua (cumprindo as medidas sanitárias em vigor), de modo a que as trabalhadoras e os trabalhadores assinalem em luta o Dia Internacional da Mulher.

Um postal como homenagem

No âmbito sindical da Fiequimetal, mantém-se a edição e distribuição de um postal alusivo ao Dia Internacional da Mulher. Este ano, o postal contém uma colagem de imagens de trabalhadoras, de todos os sectores representados pelos sindicatos da federação, e um texto a homenagear as mulheres que, nestes tempos de pandemia, estiveram e continuam a trabalhar, seja no posto de trabalho ou em teletrabalho.

Com a sua coragem e determinação, continuam a lutar diariamente pela defesa e protecção da saúde, pela dignificação do trabalho com direitos e sem discriminações, pelo cumprimento dos direitos de parentalidade, por uma sociedade mais igual, mais justa e mais solidária, afirma a CIMH da Fiequimetal, lembrando que a igualdade é uma luta de todos os dias.

Os sindicatos vão realizar acções de distribuição do postal, juntamente com o documento da CIMH/CGTP-IN, no dia 8 e durante toda a semana, em várias dezenas de empresas, especialmente onde trabalham mais mulheres.

Juntamente com a distribuição do postal e do folheto, o SITE Sul vai distribuir caixas para colocar as máscaras de protecção e o SIESI, na zona de Setúbal, vai distribuir flores a trabalhadoras.

- Postal da Fiequimetal

- Folheto da CGTP-IN

FONTE:FIEQIMETAL