Rostos da Precariedade"Rostos da Precariedade" é uma ação para mostrar que, por de trás dos números avassaladores da precariedade na profissão docente, há pessoas concretas, famílias atingidas, projetos de vida consecutivamente adiados, profissionais qualificados que o governo explora e desrespeita!

São muitos milhares os/as docentes a quem o Governo/ME continua a impor a precariedade laboral. Por cada um/a há um rosto, uma pessoa, um/a docente que dá o melhor de si, de quem o país precisa, mas que o governo desconsidera.

O que podes fazer?

Propõe-se que imprimas ou registes uma mensagem alusiva à precariedade e que, com ela visível, faças uma foto que envies para Este endereço de correio electrónico está protegido contra leitura por robôs. Necessita activar o JavaScript para o visualizar.. No email, identifica-te através do nome e dá conta da tua situação profissional presente.

Com as fotos – os rostos e as mensagens – construiremos um vídeo para denúncia da precariedade na profissão docente. Com esses elementos, outros materiais poderão ser preparados, contribuindo para dar a conhecer um sério problema que há tanto tempo se arrasta, de que a sociedade deve ter consciência e cuja solução, em conjunto, queremos pressionar!

Para facilitar a realização da tua foto, sugerimos algumas mensagens. Usa uma delas, adaptando e completando, ou cria a tua própria com alguma ideia que queiras destacar.

Professor/a precário/a com ___ anos de contratos!

Professor/a em precariedade há ___ anos!

Professor/a contratado/a desde ___.

O governo abusa da precariedade: tenho ___ anos a contrato!

Professor/a contratado/a já com ___ dias de serviço.

Tenho ___ anos de serviço, sou professor/a, não sou descartável!

Contratado/a há ___ anos, tenho direito à segurança no emprego!

Com ___ anos a contrato, é mais que tempo de vincular!

Professor/a, ___ anos contratado/a: exijo estabilidade!

A recolha de fotografias para esta ação ROSTOS DA PRECARIEDADE decorrerá, em limite, até 12 de março.

Envia a tua!

NÃO É DE MAIS LEMBRAR...

Ano após ano continuam a ser contratados milhares de docentes para suprir necessidades permanentes do sistema de ensino público. É um estratagema ignóbil para reduzir despesa com o trabalho docente num quadro em que os governos não investem o que deviam na Educação. Muitos/as daqueles/as docentes estão contratados/as a termo há 10, 15, 20 e mais anos. O argumento de que satisfazem necessidades temporárias é um embuste descarado...

A denominada “norma-travão” é ineficaz. Ela não travou nem trava o recurso abusivo à contratação a termo, uma vez que permite manter no sistema milhares de professores/as em contratos, mesmo em contratos sucessivos. Verifica-se que, em média, os/as docentes vêm demorando mais anos para conseguirem cumprir os critérios exigidos cumulativamente pela norma!

Um efeito muito preocupante deste perpetuar da precariedade, ameaçando de forma cada vez mais aguda o futuro da Educação e da Escola Pública, é o afastamento de muitos/as colegas da profissão, em resultado da instabilidade profissional que os/as assola, em muitos casos, anos e décadas a fio. Outro efeito grave é a perda de atratividade da profissão entre os mais jovens e as suas famílias: a profissão docente surge desvalorizada, fortemente associada a imagens de instabilidade e precariedade sem fim.

Nesta ação, ROSTOS DA PRECARIEDADE, podes dar um contributo para a denúncia da precariedade e para a criação de condições que obriguem o Governo/ME a adotar medidas de combate sério à precariedade laboral na profissão docente.

Com os rostos e as mensagens de cada um/a, diremos à sociedade e ao Governo que o combate contra a precariedade na profissão docente está longe de terminado e que não pode continuar a ser adiado!

FONTE: SPRC