CRIT Discriminação e retirada de direitos no referendo ao banco de horas grupalRETIRADA DE DIREITOS E IMPLEMENTAÇÃO DO BANCO DE HORAS GRUPAL NO CRIT - CENTRO DE REABILITAÇÃO E INTEGRAÇÃO TORREJANO

O CESP vai realizar uma ação de denúncia, no próximo dia 8 de Março, às 15:30h, com a presença da Secretária Geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha, junto à sede do CRIT - Centro de Reabilitação e Integração Torrejano, sito na Avenida do Bom Amor, Torres Novas.

A ação de denúncia tem por objectivo esclarecer e denunciar as irregularidades e anomalias graves de retirada de direitos e discriminação de trabalhadores na realização do referendo para implementação do Banco de Horas Grupal no CRIT.

Alertando CESP, logo no momento e posteriormente junto da Instituição, para a gravidade das situações ocorridas, a Instituição não acolheu nem mostrou bom senso na sua resolução.

A um conjunto de trabalhadoras foi retirado o direito à liberdade de voto, assim como a utilização do voto por representação, violando os princípios de um referendo, onde o voto é secreto e directo.

Esta situação representa um violento ataque aos direitos e discriminação das mulheres, das mães trabalhadoras e dos trabalhadores em geral que não podemos tolerar , normalizar ou banalizar.

O CRIT sendo uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) deveria ter outro tipo de comportamento para com os seus trabalhadores reconhecendo o seu valor enquanto profissionais.

A própria tentativa de implementar um Banco de Horas Grupal, demonstra que o que importa, para a Instituição, são os resultados financeiros e pouca preocupação com a boa relação entre o trabalho e a família assim como o descanso dos trabalhadores ao seu serviço.

A implementação do Banco de Horas Grupal para os trabalhadores do CRIT vai resultar em mais carga de trabalho, horários desregulados, menos tempo de descanso, menos tempo para a família e no final também menos rendimentos!

Esta iniciativa insere-se na Semana da Igualdade promovida pela CIMH/CGTP-IN, que assinala o Dia Internacional da Mulher Trabalhadora (8 de Março) e que tem como lema: Defender a Saúde – Dignificar o Trabalho – Avançar na Igualdade!

FONTE: CESP