8 de Março Acção e luta em todo o paísCom 12 acções de protesto, reivindicação e luta nos locais de trabalho e na rua, com diversas concentrações, tribunas públicas e contactos directos com as trabalhadoras de diversos sectores profissionais, em todos os Distritos e nas Regiões Autónomas, o dia 8 deu início à Semana da Igualdade, promovida pela Comissão para a Igualdade da CGTP-IN.

De entre as múltiplas e variadas acções, destacamos de Norte a Sul:

· Acção de informação e luta com as trabalhadoras da DAT-CHAUB (indústria alimentar) sobre os baixos salários das mulheres e conferência de imprensa, 16h00, Gaia (Porto);

· Conferência de imprensa “Cristina Tavares, operária corticeira: novos desenvolvimentos judiciais”, na sede do Sindicato, com a presença da trabalhadora, 11h30, Sta. Maria de Lamas (Aveiro);

Tribuna Pública com testemunhos de trabalhadoras, sobre as desigualdades das mulheres trabalhadoras no Distrito, 15h30, Covilhã (Castelo Branco);

· Tribuna Pública, com testemunhos e momento cultural, sobre as discriminações das mulheres trabalhadoras e os direitos de parentalidade, junto ao Tribunal de Trabalho, 16h30 (Leiria);

· Acção de luta com trabalhadoras, junto ao Centro de Reabilitação e Integração Torrejano (sector social), sobre a discriminação de trabalhadoras grávidas e os horários de trabalho, com a participação da SG/CGTP-IN, 15h30, Torres Novas (Santarém);

· Acção de luta com trabalhadoras da SPITFIRE (Limpeza industrial), junto ao Aeroporto, com a participação da SG/CGTP-IN, 11h00, (Lisboa);

· Concentração junto ao HOSPITAL DE ST.MARIA (saúde), com declarações à imprensa, sobre o papel das mulheres no combate à pandemia e na defesa dos direitos, 11h30, (Lisboa);

· Contactos com as trabalhadoras do CENTRO OPERACIONAL DE RECOLHA (administração local), sobre as condições de trabalho das trabalhadoras da higiene urbana da CML, com a participação da SG/CGTP-IN, 20h00 (Lisboa);

· Acção de luta com trabalhadoras sobre os Avanços e recuos na igualdade entre mulheres e homens, com testemunhos, intervenções e música, junto à Casa da Cultura, 18h00 (Beja);

· Bancas públicas e declarações à imprensa sobre os Direitos das mulheres trabalhadoras no sector público e a revogação do SIADAP, junto ao CENTRO DE SAÚDE, 10h00 e ao HOSPITAL DE FARO, 14h00 (Faro);

· Debate público, com intervenções e testemunhos, sobre a situação das mulheres trabalhadoras açorianas, no Cine Teatro Lagoense, Lagoa (Açores);

· Acção de rua e de luta, com conferência de imprensa sobre Direitos laborais, violência e assédio, junto ao Centro Comercial Lavi, 11h30, Funchal (Madeira).