Semana da Igualdade no distrito de ÉvoraA USDE/CGTP-IN com os seus sindicatosdá expressão no distrito de Évora à SEMANA DA IGUALDADE entre 8 e 12 de Março, com o lema “Defender a Saúde – Dignificar o Trabalho – Avançar na Igualdade”, promovida pela Comissão para a Igualdade da CGTP-IN, em todas as regiões do país.

Durante a semana vamos divulgar testemunhos e casos reais de trabalhadoras, associados a iniciativas diversificadas nos locais de trabalho e na rua.

Serão mais de uma dezena de iniciativas em locais de trabalho identificados, do sector público e privado, com contactos directos com trabalhadoras.

Estas iniciativas, tiveram início hoje dia 8 Março em muitas autarquias do distrito, na NOVARES em Vendas Novas, às 15H acção de contacto do Sindicato CENA-STE com trabalhadores da Cultura em Évora e uma acção junto dos trabalhadores na Alandal no Alandroal, empresa do sector alimentar.

DESTAQUES PARA O DIA 9 DE MARÇO, em que no distrito vamos ter a presença da Secretária-geral da CGTP-IN Isabel Camarinha num plenário na empresa AIS em Montemor-o-Novo e pelas 14h30 numa concentração para denuncia de descriminações organizada pelo STAL em Reguengos de Monsaraz junto ao pingo doce.

Esta semana é uma luta de mulheres e de homens:

- Pelo emprego estável e com direitos / Contra a precariedade e o desemprego

- Pelo aumento geral dos salários / Contra a discriminação e a pobreza

- Pelas 35 horas semanais e a conciliação / Contra a desregulamentação dos horários de trabalho

- Pela saúde no trabalho e a protecção dos trabalhadores face à Covid-19 / Contra os elevados ritmos de trabalho e as doenças profissionais

- Pela dignidade, pela liberdade sindical e a efectivação de direitos nos locais de trabalho / Contra a violência e o assédio.

Vamos à luta contra a exploração, pelo direito à igualdade das mulheres, no trabalho e na vida, como uma fonte de progresso e justiça social para todos os trabalhadores e para o desenvolvimento do País.

Porque enquanto as mulheres forem discriminadas, nenhum homem será verdadeiramente livre.

FONTE: União dos Sindicatos de Évora – CGTP-IN