20210310E Redes POACA Fiequimetal e os sindicatos vão colocar aos trabalhadores das empresas do Grupo EDP propostas concretas de actuação, para responder à afronta da «proposta zero» e para que a administração perceba que os trabalhadores não abdicam do direito a aumentos salariais e da resolução de outras matérias pendentes.

A decisão consta no comunicado divulgado após a última reunião plenária de negociação salarial, no dia 10, na qual a comissão negociadora sindical (CNS) da Fiequimetal repudiou, firmemente, a atitude da administração. Esta não alterou a sua proposta de zero por cento, ou seja, nada, em todas as matérias.

A CNS não aceita que a administração tente vender a teoria de que sem inflação não há aumentos e salienta que a valorização dos trabalhadores passa pelo reconhecimento profissional e por aumentos Redes POACPOAC

Quanto ao designado POAC-RD (Plano Operacional de Actuação em Crise – Redes de Distribuição), a federação recorda que desencadeou há muito tempo a contestação à actuação da administração, que decidiu passar a convocar os trabalhadores para uma «prevenção» que não tem figura aplicável no Acordo Colectivo de Trabalho e, por isso, sem qualquer enquadramento compensatório.

É imperioso que a administração respeite os trabalhadores da E-Redes (nova designação da EDP Distribuição), e que, quando resolver activar o «POAC», garanta as compensações económicas a serem aplicadas, negociando com os sindicatos os valores. Deve também contar com o acordo dos trabalhadores, de forma a que seja justo para quem põe a sua disponibilidade ao serviço da empresa.

FONTE: FIEQUIMETAL