COFACO 1A não construção da nova fábrica da COFACO do Pico aumenta a necessidade de apoiar socialmente os ex-trabalhadores.

O Sindicato das Indústrias Transformadoras, Alimentação, Comércio, Escritórios, Hotelaria e Turismo dos Açores (SITACEHT/Açores) continua a seguir o processo dos ex-trabalhadores da COFACO do Pico, acompanhando os ex-trabalhadores e as sua famílias.

Infelizmente no final da passada semana, o SITACEHT/Açores teve conhecimento do que sempre suspeitou, o processo da construção da nova Fábrica na Madalena do Pico não ia avançar.

Relembramos por altura dos despedimentos em 2018, a COFACO assumiu o compromisso da construção de uma nova fábrica, estando esta pronta em janeiro de 2020. Numa primeira fase, para laborar com cerca de 100 trabalhadores, podendo vir este número posteriormente a aumentar para 150 trabalhadores.

As tão proclamadas anteriores promessas de construção de uma nova fábrica, dão lugar à triste realidade, de que a COFACO não vai avançar com o processo de construção, para preocupação dos picoenses e dos açorianos.

O SITACEHT/Açores espera que este processo da COFACO do Pico tenha servido de lição, para quem exerce funções governativas. O apoio público às empresas não pode ser um cheque em branco, defendemos que os apoios devem obrigar as empresas a contrapartidas que garantam segurança e qualidade no emprego.

Lamentamos a forma como este processo foi conduzido e acompanhado politicamente, não se exigindo compromissos, contrapartidas e garantias a uma empresa que recebeu tantos milhões de subsídios públicos durante tantos anos.

Para o SITACEHT/Açores a não construção da nova fábrica da COFACO do Pico só vem aumentar a necessidade de apoiar socialmente os ex-trabalhadores, que estão confrontados com a terrível realidade, de para além de não haver uma nova fábrica de conservas, não existir qualquer outro projeto mobilizador com dimensão económica, social para o desenvolvimento do Pico.

O nosso principal objectivo é ajudar os ex-trabalhadores da COFACO do Pico e as suas famílias, que estão a passar por momentos difíceis. Para isso o SITACEHT/Açores exigi que o Governo da República cumpra com a Lei, procedendo rapidamente à e regulamentação da Lei 70/2020 e concedendo a atribuição célere dos apoios previstos a todos os ex-trabalhadores da COFACO do Pico.

FONTE: Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Alimentação, Bebidas e Similares, Comércio, Escritórios e Serviços, Hotelaria e Turismo