20210308Codan 5Nas diversas iniciativas organizadas pela Fiequimetal e os seus sindicatos, durante a Semana da Igualdade promovida pela CGTP-IN e a sua Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens, foram distribuídos o postal editado pela federação, o folheto da confederação e cravos.

As iniciativas decorreram por todo o País, em mais de 210 locais de trabalho das indústrias metalúrgicas, químicas, eléctricas, farmacêutica, celulose, papel, gráfica, imprensa, energia e minas.

Dos objectivos destas acções - em torno do Dia Internacional da Mulher, 8 de Março - destaca-se a exigência de que a igualdade tem de ser uma realidade. Foi reafirmado que tal é possível, sendo para isso determinante a luta organizada de todos os trabalhadores.

Trata-se de uma luta de mulheres e de homens:

• Pelo emprego estável e com direitos, contra a precariedade e o desemprego;

• Pelo aumento geral dos salários, contra a discriminação e a pobreza;

• Pelas 35 horas semanais e a conciliação do trabalho com a vida pessoal, contra a desregulamentação dos horários;

• Pela saúde no trabalho e a protecção dos trabalhadores face à COVID-19, contra os elevados ritmos de trabalho e as doenças profissionais;

• Pela dignidade, pela liberdade sindical e pela efectivação de direitos nos locais de trabalho, contra a violência e o assédio.

Mantém toda a actualidade o apelo ao prosseguimento da luta contra a exploração e pelo direito à igualdade das mulheres, no trabalho e na vida, como uma fonte de progresso e justiça social para todos os trabalhadores e factor de desenvolvimento do País.

FONTE: FIEQUIMETAL