Iguarialfacinha em Sintra abandona trabalhadores à sua sorteGrupo de pastelarias Iguarialfacinha em Sintra abandona trabalhadores à sua sorte!

Os trabalhadores da Iguarialfacinha, empresa detentora de 7 pastelarias, no Concelho de Sintra, foram abandonados à sua sorte pela entidade patronal e estão a passar um mau bocado. A empresa deve o subsídio de natal de 2020, metade do salário de janeiro, e a totalidade do salário de fevereiro, aos trabalhadores, a empresa encerrou abruptamente todas as suas unidades no passado dia 11 de fevereiro, deixando os trabalhadores abandonados à sua sorte.

TRABALHADORES DA IGUARIALFACINHA TÊM DEMONSTRADO GRANDE
UNIÃO E TÊM RESPONDIDO À OFENSIVA PATRONAL!

Os trabalhadores da Iguarialfacinha, juntamente com o seu Sindicato, têm estado a acompanhar desde o início esta situação, tendo até agora realizado inúmeros plenários de trabalhadores; foram enviados ofícios à empresa; realizadas várias queixas na Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT); e promoveram uma concentração de protesto no passado dia 22 de fevereiro, junto da Pastelaria “Canhola”, uma das emblemáticas pastelarias deste grupo, com a participação da esmagadora maioria dos trabalhadores da empresa. Neste momento, o Sindicato está ainda a aguardar a marcação de uma reunião no Ministério do Trabalho, no âmbito da resolução de conflitos, com a Direcção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), para confrontar a empresa com toda esta situação.

CONCENTRAÇÃO DOS TRABALHADORES
DAS PASTELARIAS DO GRUPO IGUARIALFACINHA.
DIA 25 DE MARÇO ÀS 11:30
JUNTO AO MINISTÉRIO DO TRABALHO
A LUTA CONTINUA!

A atitude de enorme insensibilidade social desta empresa, bem como as ilegalidades cometidas, estão a criar graves constrangimentos na vida pessoal destes trabalhadores, pondo em causa o cumprimento de obrigações tão básicas como, a compra de alimentação, o pagamento da renda de casa, a água, a luz, ou o gás. Alguns destes trabalhadores, já tem avisos de despejos em casa, ou cortes de Água, Luz e Gás.

Neste sentido, o Sindicato e os trabalhadores, marcaram uma nova Concentração para denuncia pública da sua situação, para o próximo dia 25 de março, pelas 11h30, em frente ao Ministério do Trabalho (Praça de Londres, nº 2, 1000-190, Lisboa).

No dia e hora marcada os trabalhadores da Empresa presentes na concentração estarão disponíveis para falar aos órgãos de Comunicação Social na primeira pessoa sobre as graves dificuldades que enfrentam!

FONTE: SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DE HOTELARIA, TURISMO, RESTAURANTES E SIMILARES DO SUL