Administração da EDP mantém vergonha zero na negociação Na reunião de ontem, para negociação da revisão salarial nas empresas do Grupo EDP, os representantes patronais acrescentaram uma, duas ou três décimas à vergonhosa proposta de aumentos zero, o que foi terminantemente recusado pela Fiequimetal e os seus sindicatos.

A comissão negociadora sindical liderada pela federação exigiu à empresa uma proposta decente para negociar, reiterando que não aceita valores irrisórios e defendendo que todos os trabalhadores devem ter aumento salarial.

A administração veio propor mais 0,3 por cento (entre 3,00 e 3,70 euros mensais) para os níveis salariais mais baixos.

Nas BR (bases remuneratórias) 8 a 14 e Letras A2 a C, propôs mais 0,2 por cento (de 2,60 a 3,95 euros); nas BR 15 a 21 e Letras D a I, mais 0,1 por cento (entre 2,10 e 2,80 euros).

Para os níveis salariais mais elevados (acima da BR 22 e da Letra J), a administração mantém a recusa de actualização salarial.

Mesmo a gozar

A parte patronal não apresentou nesta reunião qualquer proposta de negociação sobre outras matérias, parecendo que quer recuar nesta abordagem.

Para a Fiequimetal, com esta posição a administração do Grupo EDP está a gozar com os seus trabalhadores.

A federação reafirma ser urgente que a administração apresente uma verdadeira valorização dos que diariamente mantêm o serviço da EDP e criam a mais-valia, que são os milhões de euros de lucros realizados e alegremente distribuídos aos accionistas e administradores.

Apela-se a que os trabalhadores estejam atentos e se unam na defesa dos seus direitos, prontos para lutar pelos seus salários.

FONTE: FIEQUIMETAL