Greve nos Call CentersOs trabalhadores dos “Call-Centers” exigem que a MEO, NOS, VODAFONE e NOWO paguem as telecomunicações necessárias para trabalharem a partir de casa.Nesse sentido foi lançada uma petição a reclamar que as entidades patronais isentem os trabalhadores dos centros de contacto, dos serviços de telecomunicações de forma a compensar o aumento de despesas.
Esta reivindicação baseia-se o artigo 1º do artigo 168º do código de trabalho “Na falta de estipulação no contrato, presume-se que os instrumentos de trabalho respeitantes a tecnologias de informação e de comunicação utilizados pelo trabalhador pertencem ao empregador, que deve assegurar as respectivas instalação e manutenção e o pagamento das inerentes despesas.”.

Se estivessem nos respectivos locais de trabalho a energia, o aquecimento, a àgua e as telecomunicações eram fornecidas pelas empresas, ao colocarem os trabalhadores a exercerem a sua actividade a partir de casa, estes custos passaram para quem trabalha e recebe baixos salários, ou sejam – Pagam para trabalhar.

Pagam as telecomunicações indispensáveis para trabalharem, às empresas para quem prestam trabalho!

Endereço da petição