Garantir que os portugueses são vacinados dentro do SNS e por enfermeiros é selo de segurança. Esta afirmação não tem um teor corporativista; é a realidade. São os enfermeiros que, desde sempre, têm estado na linha da frente na concretização do Plano Nacional de Vacinação.

Comunicado do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses:

Plano de Vacinação
Garantir que os portugueses são vacinados dentro do SNS e por enfermeiros é selo de segurança, não é corporativismo.

O objetivo é de todos:

• Vacinar a população de acordo com os critérios definidos, o número de vacinas disponibilizadas em cada momento, sem desperdícios e, no mais curto espaço de tempo possível.

Mas, a administração da vacina deve ser feita em segurança de acordo com as normas emanadas pela Direção Geral de Saúde e pelos profissionais de saúde competentes para o fazer.

Esta afirmação não tem um teor corporativista É A REALIDADE. São os enfermeiros que, desde sempre, têm estado na linha da frente na concretização do Plano Nacional de Vacinação com os resultados e melhoria dos indicadores/ganhos em saúde que Portugal regista.

A vacina da Covid não é igual à vacina da gripe sazonal e também essa é, e deve ser, preferencialmente administrada no SNS, em concreto, nos Centros de Saúde, pelos enfermeiros de família que conhecem o historial de saúde das pessoas.

Aliás, seria importante que os portugueses tivessem conhecimento do relatório anual da vacinação da gripe sazonal feita nas farmácias.

Além disso, a administração da vacina da Covid impõe um protocolo de entrevista, registo, administração, tempo de espera após a inoculação para prevenir possíveis efeitos adversos e registo final.

Todo este processo deve ser acompanhado pelos profissionais competentes para, caso seja necessário, intervir rápida e eficazmente, caso existam efeitos adversos. E, ainda que estes possam ser marginais quando olhados à escala, são sempre uma possibilidade.

A administração de qualquer terapêutica, vacinas incluídas, são intervenções e não uma tarefa.