20201122VW Autoeuropa arquivoO SITE Sul considerou a posição da administração da Volkswagen Autoeuropa sobre salários, direitos e condições de trabalho como uma afronta e exortou a que os trabalhadores se mantenham firmes, determinados, unidos e disponíveis para agir e lutar.

Em comunicado, a Comissão Sindical do SITE Sul na VW Autoeuropa considera a tomada de posição da Administração, recentemente divulgada, sobre salários, direitos e condições de trabalho, uma afronta e um ataque aos trabalhadores, sem precedentes nos últimos anos.

Depois de, através do director-geral, pela comunicação social, ter considerado 2020 como o terceiro melhor ano de sempre da VW Autoeuropa, a administração apresenta agora uma contraproposta às reivindicações dos trabalhadores que é, no mínimo, vergonhosa!

Para além destes resultados recentemente divulgados, a VW Autoeuropa tem apresentado ao longo dos anos resultados positivos de muitos milhões de euros, fruto do trabalho, esforço e profissionalismo dos trabalhadores.

Esforço e profissionalismo que exigem e impõem que a VW responda de forma séria, de modo a valorizar os salários e direitos dos trabalhadores, e não que se queira aproveitar da pandemia para recorrer a apoios de milhões de euros do Governo, sem deles necessitar, à transição energética e colocar em causa direitos, degradar as condições de trabalho e aumentar a exploração dos trabalhadores com medidas como as que têm sido implementadas recente­mente nas linhas de produção e nas equipas.

Finalmente, está marcada pelos Recursos Humanos (Administração), para dia 21 de Abril, a reunião com o SITE Sul para discutir estas e outras matérias do interesse dos trabalhadores.

FONTE: FIEQUIMETAL