GREVE NACIONAL COM CONCENTRAÇÃO

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS) convocou para dia 28 de Maio, uma Greve Nacional de Guardas-Florestais do SEPNA/GNR, com Concentração junto ao MAI, às 11:00 horas, em Lisboa, para exigir a abertura das negociações com o Governo.

Já passou tempo suficiente sem que o Governo/MAI se comprometa com a negociação das reivindicações dos Guardas-Florestais há muito apresentadas, que estão fartos de promessas e agradecimentos ocos, vindos dos membros do Governo e dos sucessivos comandantes-gerais da GNR, anunciadas durante as comemorações do Dia Nacional do Guarda-Florestal ou quando os fogos apertam.

No fim das comemorações, as propostas para melhorar as condições de trabalho e de vida dos Guardas-Florestais são esquecidas e estes trabalhadores são relegados para segundo plano. E até coisas tão simples como distribuir um cartão de identificação se arrasta há seis anos. Uma vergonha!

Somam-se as decisões que só ofendem os Guardas-Florestais e os indignam: processos de distribuição de uniformes que se arrastam no tempo sem ficarem completos; distribuição de armas de 1929 de duvidosa fiabilidade e segurança, andando para trás com decisões anteriormente tomadas que visavam a modernização do armamento; viaturas novas que deveriam ter sido distribuídas às EPF e foram desviadas para outros serviços.

Por muitas que sejam agora as promessas e intenções escritas, comunicadas internamente, sabemos que tudo o que os Guardas-Florestais alcançaram, com o DL 142/90, o DL 111/98 e o DL 247/2015, foi fruto da sua luta.

Fonte: Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais