falesiaOs trabalhadores do Hotel PortoBay Falésia, em Albufeira, estiveram reunidos, dia 12 de Maio de 2021, em plenário para analisar a sua situação laboral.

Algumas das questões abordadas foram o congelamento dos salários há vários anos com alguns trabalhadores a firmarem que há catorze anos que não vêem o seu salário actualizado, o incumprimento da contratação colectiva, nomeadamente, quanto ao pagamento do trabalho prestado em dia feriado e em dia de descanso semanal, aos horários repartidos com períodos de interrupção superiores ao permitido, bem como a excessiva contratação a termo para fazer face a necessidades permanentes do serviço prestado por vários trabalhadores.

Tendo em conta as irregularidades identificadas o sindicato irá solicitar uma nova reunião à administração com o objectivo de tentar obter um compromisso desta para a correcção das várias situações identificadas.

Além disso, o sindicato irá apresentar algumas propostas que visam a melhoria das condições de trabalho e de vida destes trabalhadores, tais como a actualização dos salários em 90€ com vista à reposição do poder de compra perdido pelos trabalhadores nos últimos anos, a regulação e redução progressiva do horário de trabalho para as 35 horas semanais e a atribuição e 25 dias úteis de férias a todos os trabalhadores sem condicionalismo quanto à assiduidade, entre outras.

Com estas propostas o sindicato pretende melhorar a situação económica dos trabalhadores, que nos últimos anos de ouro do turismo não beneficiaram da riqueza que criaram, bem como a melhorar as condições de conciliação da actividade profissional com a vida pessoal e familiar, tal como previsto na Constituição da República Portuguesa.

O sindicato apela aos trabalhadores para se sindicalizarem e unirem em torno do seu sindicato de classe que tudo fará para que os trabalhadores vejam os seus direitos respeitados e as suas condições de vida melhoradas.

Fonte: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Algarve