O grupo Vila Galé promoveu ontem nas suas unidades hoteleiras do Porto e Lisboa um referendo para estabelecer um banco de horas.

Os trabalhadores votaram esmagadoramente contra a proposta de banco de horas que estava em referendo derrotando, assim, a intenção da empresa de desregular os horários, de pôr em causa a conciliação da atividade profissional com a vida pessoal e familiar e de embaratecer o trabalho.

A proposta previa, entre outros, que a empresa passaria a poder recorrer ao prolongamento do horário em 2 horas, mesmo sem o acordo dos trabalhadores, desde que avisasse os mesmos com 8 horas de antecedência.

Com este resultado, a empresa vai ter de pagar trabalho suplementar com o acréscimo de 100%, conforme determina a contratação coletiva, sempre que queira recorrer ao trabalho dos trabalhadores para além do seu horário de trabalho.

Os sindicatos apelaram ao voto dos trabalhadores contra esta proposta patronal que visava os seus direitos e os delegados sindicais fiscalizaram o ato eleitoral.

Este resultado representa uma grande vitória dos trabalhadores num dos maiores grupos económicos hoteleiro, e é um bom exemplo a seguir.

fonte: Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal