Os Trabalhadores do Comércio a Retalho do Distrito de Braga, estarão em Greve na próxima Sexta-Feira, dia 30/07/2021, pela negociação do Contrato Colectivo de Trabalho. No mesmo dia está marcada uma concentração à porta da Associação Comercial de Braga com início às 10h30.

O Sindicato do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP) considera o contrato em vigor desactualizado o que o torna desvantajoso para os trabalhadores. A maioria dos trabalhadores viram os seus salários serem absorvidos pelo Salário Mínimo Nacional, não sendo valorizada a antiguidade nem as qualificações obtidas no exercício da profissão; o subsídio de refeição é de 2,50€, valor insuficiente para uma refeição digna; o actual contrato não contempla qualquer compensação pelo trabalho de escala prestado ao fim de semana.

O CESP exige a negociação de um novo Contrato Colectivo de Trabalho que contemple:

· Aumentos salariais que valorizem o trabalho e os trabalhadores;

· Carreiras profissionais dignas;

· A garantia de que os postos de trabalho permanentes são ocupados por trabalhadores com vinculo de trabalho efectivo;

· Aumento do subsídio de refeição;

· Compensação pelo trabalho prestado ao fim de semana (tarde de sábado e domingo todo o dia) e feriados.

FONTE: CESP