hapimagTrabalhadores do Hapimag Resort Albufeira estiveram reunidos em plenário esta tarde para analisar a situação laboral e social no empreendimento turístico. Entre outros problemas, os trabalhadores queixam-se das altas temperaturas que chegam a atingir os 54ºC na cozinha, da acumulação de fumo, das arcas e bancadas frigoríficas não funcionarem, do alagamento da zona das copas, da acumulação de gelo na arca congeladora, da falta de trabalhadores, da penosidade do trabalho devido às longas jornadas, à desregulação dos horários, do desrespeito pelos períodos de descanso legalmente definidos, da não afixação dos mapas de horário e de férias de acordo com a legislação em vigor, do não cumprimento de direitos dos trabalhadores consagrados na contratação colectiva, como o correcto pagamento dos feriados, folgas e horas extras.

Quando a denúncia das más condições de trabalho chegou ao conhecimento desta associação sindical foi solicitada de imediato uma acção inspectiva à Autoridade para as Condições no Trabalho, pedido que foi efectuado à cerca de uma semana e em relação ao qual se desconhece qualquer andamento.

Tendo em conta os problemas existentes neste empreendimento turístico, o sindicato irá pedir uma reunião à administração para apresentar o caderno reivindicativo para 2021 e exigir o cumprimento de todos os direitos dos trabalhadores, nomeadamente, no que diz respeito às condições de trabalho e às normas de segurança e saúde no trabalho que alegadamente não estão a ser cumpridas. Além disso, no caderno reivindicativo constará também o necessário e urgente aumento salarial de 90€ para todos os trabalhadores, a redução do horário de trabalho para as 35 horas semanais e a atribuição de 25 dias úteis de férias.

O Sindicato da Hotelaria do Algarve reafirma que não irá ceder às pressões e ameaças patronais que visam o aumento da exploração e apela aos trabalhadores para se juntarem ao sindicato porque unidos teremos força suficiente para melhorar as condições de trabalho e de vida.

30.08.2021