sep 19082021 campanha agora somos nosIntegrado na campanha “Agora somos nós”, enfermeiros vão estar na entrada do Hospital de Tomar, no dia 2 de Setembro, entre as 9h30 e as 12 horas, para evidenciar a importância dos enfermeiros e do Serviço Nacional de Saúde (SNS) junto da população.

Os enfermeiros têm sido ignorados pelo Centro Hospitalar Médio Tejo (CHMT). A pandemia foi um período muito difícil. Mas nem assim o CHMT considerou os seus profissionais.

Denunciamos os problemas que o CHMT tem causado. Nomeadamente o não ter avaliado muitos enfermeiros entre 2004 e 2014. Deste modo, ao imputar o resultado aos profissionais, prejudica a sua remuneração. Desde 2018 que tentamos resolver esta questão, sendo o CHMT dos poucos hospitais que ainda não aplicaram corretamente o descongelamento.

Também a carência generalizada de enfermeiros continua com muitos a emigrarem ou rumarem para o privado. A dificuldade de contratação de enfermeiros faz-se sentir nas horas extraordinárias sistemáticas para colmatar a falta de colegas.

O governo reconhece o esforço e dedicação dos enfermeiros mas continua sem resolver problemas que se têm vindo a agravar!

Sentimo-nos injustiçados e exaustos!

Reivindicamos:

  • A justa contagem de pontos para efeitos de progressão a todos os enfermeiros, inclusive CIT;A urgente contratação de enfermeiros com vínculo efetivo;
  • A harmonização de direitos entre enfermeiros com vínculos contratuais diferentes, desde logo, pelo direito aos mesmos dias de férias;
  • Medidas de compensação do risco e penosidade da profissão, nomeadamente através da aposentação mais cedo.

Os enfermeiros têm respondido às exigências que lhe são colocadas.

Os enfermeiros cuidam da população. Agora, precisamos que cuidem de nós!