flash manifOs médicos realizaram ontem concentrações relâmpago à porta das instituições de saúde onde trabalham. A iniciativa, com a designação “Flash Manif – Pelos médicos e pelo SNS”(*), foi promovida pela Federação Nacional dos Médicos (FNAM) para denunciar a degradação das condições de trabalho, alertar para a necessidade de investimento prioritário no SNS e exigir a valorização do trabalho médico.

Ao longo do dia de ontem, centenas de médicos documentaram a sua participação na Flash Manif com fotografias e vídeos, que remeteram à FNAM para divulgação nos seus espaços online.

“Com esta demonstração de capacidade reivindicativa os médicos mostram ao Governo que não pode continuar a ignorá-los”, afirma a FNAM, numa saudação aos médicos que participaram no protesto.

A Federação exige o retorno à mesa das negociações: “É urgente que o Governo atenda as reivindicações dos sindicatos médicos. A atitude displicente deste Governo e desta Ministra da Saúde é inaceitável”. E alerta: “A continuidade desta postura intransigente levará, inevitavelmente e a breve prazo, a outras formas de luta, nomeadamente a greve”.

(*)O que é a “FLASH MANIF – Pelos médicos, pelo SNS”

É uma iniciativa simbólica, de contestação contra a degradação das condições de trabalho dos médicos no SNS.

Um gesto público, exigindo a valorização do trabalho médico, de acordo com a sua responsabilidade, penosidade e desgaste.

Uma chamada de atenção para um SNS que necessita de investimento prioritário.

FONTE : FNAM