refinaria matosinhos petrogal galp despedimentosOs trabalhadores da refinaria de Matosinhos estão, esta manhã, em frente à Câmara Municipal de Matosinhos, numa acção em defesa do emprego, da produção e da soberania nacional. Os trabalhadores repudiam as recentes declarações de António Costa e tudo farão para a denúncia dos responsáveis por esta situação (Administração da Galp, Governo e Câmara Municipal).

António Costa veio a Matosinhos mentir descaradamente

O secretário-geral do PS participou, no passado fim-de-semana, num comício em Matosinhos onde disse que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade, tanta irresponsabilidade, tanta falta de solidariedade como aquela que a Galp deu provas aqui em Matosinhos”, mas não disse que o disparate, a asneira, a irresponsabilidade e a falta de solidariedade da Galp é também partilhada pelo Governo e pela Câmara.

Por um lado, o Governo cujo líder, o próprio António Costa, nunca esteve disponível para receber os trabalhadores e esteve calado e submisso aos interesses da Galp durante todos estes meses, abdicando de usar a sua posição de acionista de referência para contrariar este processo, apesar dos postos de trabalho e dos mais de 500 milhões de euros que foram gastos na refinaria de Matosinhos nos últimos anos.

Por outro lado, a presidente da Câmara que desde a primeira hora assumiu o assunto como “facto consumado”, abdicando de lutar pela manutenção dos postos de trabalho e desta empresa estratégica.

O SITE-Norte e os trabalhadores não aceitam que António Costa desrespeite o sofrimento de quem perdeu o posto de trabalho após anos de entrega e empenho. Não aceitam ser utilizados de forma tão hipócrita em discurso de campanha eleitoral.

O SITE-Norte e os trabalhadores não esquecem o papel do governo, nem da maioria que lidera a Câmara, e denunciam o descaramento de António Costa que mente sem qualquer pudor nem consideração sobre as consequências desta decisão para centenas de famílias, para a região e para o país, como confirmou um estudo recentemente realizado pela Faculdade de Economia do Porto que aponta para perdas globais médias estimadas na Área Metropolitana do Porto que poderão atingir 374 milhões de euros, a destruição de mais de 7 mil postos de trabalho e quebras nas remunerações na ordem dos 129 milhões de euros.

O SITE-Norte e os trabalhadores não esquecem ainda que o próprio António Costa, no passado mês de Maio, dizia “orgulhar-se de Portugal ser apontado como exemplo pela Comissão Europeia” no caminho de redução de emissões de Carbono à custa da refinaria de Matosinhos.

O SITE-Norte e os trabalhadores sabem que o país continuará a precisar do que produzíamos na refinaria de Matosinhos, mas agora terá que os importar, somando ao flagelo social e aos problemas económicos, o agravamento da dependência energética.

É por tudo isto que os trabalhadores, repudiam as declarações de António Costa, tudo farão para a denúncia dos responsáveis por esta situação (Administração da Galp, Governo e Câmara Municipal) e convocam uma acção em defesa do emprego, da produção e da soberania nacional para a próxima sexta-feira, dia 24, pelas 11h30 em frente à Câmara Municipal de Matosinhos.

Fonte: SINDICATO DOS TRABALHADORES DAS INDÚSTRIAS TRANSFORMADORAS, ENERGIA E ACTIVIDADES DO AMBIENTE DO NORTE