O primeiro ministro do governo do PS anda pelo País a falar em muitos milhões para os próximos anos, mas quando se trata de valorizar os salários o discurso muda para tostões, não muitos e não para todos, não vão os trabalhadores pensarem que ficam ricos.Com efeito, perante uma greve anunciada para dia 08 de Outubro, a administração/governo, marcaram uma reunião na CP, para anunciarem pequenas actualizações nos salários até 800€.

Depois de ministro ter afirmado à comunicação social que os ferroviários tinham razão em fazerem greve porque os salários são baixos, numa empresa por ele tutelada é esta a proposta que foi apresentada. Será que vamos ter o ministro em greve no próximo dia 8 como forma de protesto contra as propostas que o seu ministério fez?

Ou seja, perante a reivindicação:

• Do aumento de salário para todos os trabalhadores da CP e da IP, a resposta da administração/governo é Não;
  • Da admissão de trabalhadores, a resposta é Não;
  • À reivindicação de harmonização das regras de trabalho na CP e na IP, dizem Não, ou na melhor das hipóteses lá para 2022.
  • Da revisão da contratação colectiva, dizem Não;
  • Do cumprimento do acordo da certificação das profissões ferroviárias, também dizem Não.
  • Apenas propõem 10€ para quem recebe 645€ até 791€ e acima deste valor, a diferença até perfazer 801€.

A resposta dos trabalhadores da CP, da IP e empresas afiliadas, é de paralisarem no dia 08 de Outubro.

FONTE: FECTRANS