O Lidl está a penalizar no salário os trabalhadores que vão tomar a vacina contra a Covid-19. A empresa também impôs trabalho nocturno aos trabalhadores e não está a proporcionar as condições que favoreçam a conciliação da actividade profissional com a vida familiar e pessoal.

LIDL altera os horários de trabalho e impõe trabalho nocturno

O CESP (Sindicato dos Trabalhadores do Comercio, Escritórios e Serviços de Portugal) tomou conhecimento de que, na elaboração do horário de trabalho, a empresa não está a proporcionar aos trabalhadores as condições de trabalho que favoreçam a conciliação da actividade profissional com a vida familiar e pessoal.

Os trabalhadores foram confrontados com alterações unilaterais aos seus horários de trabalho.

O LIDL, sem o acordo dos trabalhadores, impôs trabalho nocturno a trabalhadores com responsabilidades familiares.

Os trabalhadores estão disponíveis para trabalhar nos horários em que sempre trabalharam, e que sempre lhes possibilitou cumprir com as suas responsabilidades familiares.

O CESP exige que a empresa recue imediatamente nesta alteração unilateral do horário de trabalho

O CESP irá tomar todas as medidas ao seu alcance, caso a Direcção de Recursos Humanos do LIDL se mantenha intransigente na resolução do problema.

LIDL condiciona vacinação COVID-19 aos trabalhadores

O CESP recebeu denuncias de que os trabalhadores da LIDL são penalizados na sua retribuição, por irem tomar a vacina COVID-19.

O Sindicato enviou ofício à empresa a exigir que a ausência seja justificada e remunerada, a ausência de resposta, até ao momento, a desmentir tal prática, vem confirmar a veracidade das denuncias.

O LIDL, que manifesta, pública e constantemente, ser uma empresa com responsabilidade social, não pode condicionar os trabalhadores, que sempre estiveram na linha da frente desde o início da pandemia, na toma da vacina.

Se duvidas houvesse, a empresa demonstra uma vez mais que os lucros são mais importantes de que a saúde e segurança dos seus trabalhadores e familiares.

Até a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) veio esclarecer em comunicado que a ausência ao trabalho para a toma da vacina contra a COVID-19 é justificada e não determina perda de retribuição.

O Lidl não pode condicionar e impor qualquer punição a quem pretende tomar a vacina COVID-19.