Movimento Sindical Unitário do Norte Alentejano assinalou os 51 anos da CGTP INO movimento sindical unitário do Norte Alentejano assinalou os 51 anos da CGTP-IN com acções de afirmação da liberdade sindical: uma reunião de trabalhadores dentro da empresa e a colocação de propaganda sindical pela terceira vez em Nisa.

A reunião de trabalhadores foi convocada e dirigida pelo STAL na ETAR de Portalegre e participaram os trabalhadores da EPAL/VT. Estes trabalhadores lutam há vários anos pela aplicação do Acordo Colectivo de Trabalho. O direito à negociação colectiva é um direito constitucional e fundamental de todos os trabalhadores. A negação deste direito aos trabalhadores da EPAL/VT de Portalegre conduziu à estagnação das suas carreiras e a diferenças salariais que ascendem aos 300 Euros mensais em relação aos colegas da mesma empresa mas de outras regiões do país. Nesta reunião os trabalhadores discutiram novas formas de luta para atingir os seus objectivos.

Pela terceira vez em poucos dias, o SPZS, com o apoio da USNA e do STFPSSRA, colocou uma faixa reivindicando 6% do PIB para a Educação a que acrescentou um pendão acerca do dia 5 de Outubro, dia mundial do professor, no gradeamento da sede do Agrupamento de Escolas de Nisa. Ao resgatar a faixa que havia sido retirada, por ordem da vereadora da educação da CM de Nisa pela segunda vez, nos estaleiros municipais, o SPZS ficou a saber que a vereadora ordenou mais um crime de retirada de propaganda sindical. Novas faixas serão sempre colocadas e as retiradas sempre resgatadas ao mesmo tempo que o movimento sindical toma as medidas necessárias para que os crimes cometidos e assumidos não passem impunes.

Sempre na defesa intransigente dos interesses dos trabalhadores, a CGTP-IN assinala mais um aniversário afirmando o seu projecto sindical nos locais de trabalho e na rua onde sempre esteve e estará.

Fonte: USNA