Nova acção de luta pela revisão do Contrato Colectivo de Trabalho das empresas de distribuição
Acção de denúncia junto à sede do Pingo Doce, 8 de Outubro, às 11h, em Lisboa

Após a acção feita no passado dia 1 de Outubro, junto à sede da SONAE Distribuição, presidente da associação patronal (APED), dirigentes e delegados sindicais das empresas de distribuição voltam à rua para denunciar o bloqueio da APED à revisão do contrato colectivo. Desta vez, a denúncia será feita junto à sede da empresa vice-presidente, o Pingo Doce.

Voltamos a lembrar que:

O CCT apenas teve uma revisão desde 2010 e não houve qualquer alteração desde 2016;

Nos últimos 10 anos, a APED tem bloqueado o processo negocial, impedindo a revisão dos salários dos mais de 120 mil trabalhadores do sector;

O Salário Mínimo Nacional subiu 190€. Se os salários da tabela salarial do Contrato Colectivo de Trabalho tivessem evoluído tanto como o SMN, os operadores especializados estariam a receber 805€ (mais 140€ do que recebem actualmente) milhares de trabalhadores destas empresas que estão a receber o valor do Salário Mínimo Nacional;

O que falta nos salários dos trabalhadores está nos lucros milionários que todos os anos estas empresas apresentam e 2021 não está a ser excepção.

Dia 8 de Outubro, às 11h, dirigentes e delegados sindicais do sector vão concentrar-se junto à sede do Pingo Doce – Rua Actor António Silva 7, 1649-033 Lisboa - exigindo resposta às propostas sindicais de revisão do contrato colectivo de trabalho e de aumento dos salários de todos os trabalhadores.

Esta concentração contará com a presença de Isabel Camarinha, Secretária-Geral da CGTP-IN.

Fonte: CESP