O STRUP apela a todos os trabalhadores, independentemente da sua filiação sindical, que subscrevam o abaixo-assinado que irá circular em toda a empresa a exigir o pagamento daquilo que nos é devido.

O dinheiro dos proporcionais é dos trabalhadores, não é do C.A.!

Uma empresa pública como a Carris deveria ter uma gestão pautada pelo rigor e transparência, responsabilidade social e boa-fé negocial, respeito e consideração pelos seus trabalhadores.

Lamentavelmente não é isso que se passa na empresa. Com efeito grassa o nepotismo e a política de “filhos e enteados”, consoante o cartão partidário.

Muitas vezes subvertem-se os critérios das promoções, sobrepondo-se a cunha e o compadrio, à competência e conhecimento. Há trabalhadores que são promovidos, mas não veem o seu salário aumentado.

Persistem as provocações e perseguições a trabalhadores em algumas áreas da empresa, nomeadamente na fiscalização.

Os deveres são iguais, mas os direitos diferenciados como acontece nas férias. A palavra dada
não é honrada, quando continua por concretizar a promessa de integração da CarrisBus na Carris.

A opacidade, a manipulação e a falsificação dão suporte à veia negacionista de um C.A. que finge não ver as injustiças e desigualdades que as suas opções geram no seio dos trabalhadores.

Uma atuação que não está desligada do não pagamento da totalidade dos proporcionais das rúbricas pagas com regularidade. Como é possível que a empresa depois de assumir o pagamento do respetivo valor no subsídio de férias deste ano, se recuse a fazê-lo diretamente, no que respeita à dívida que tem aos trabalhadores relativa a anos anteriores?

Será que quer ficar com o dinheiro dos funcionários que não dispõem dos recibos para reclamar e que a empresa recusa disponibilizar?

Ou será que está a contar que alguns não recorram a tribunal, ao mesmo tempo que pensa enganar os que o façam, pagando um valor inferior ao que têm direito?

Haja vergonha. Com este comportamento o C.A. não só está a manchar a imagem da Carris nos tribunais e junto da opinião pública, como está a tentar apropriar-se daquilo que não lhe pertence. O dinheiro é dos trabalhadores, não é do C.A.! Exige-se por isso que a empresa inicie, desde já, o processo de apuramento da dívida com vista ao respetivo pagamento!

Neste sentido o STRUP apela a todos os trabalhadores, independentemente da sua filiação sindical, que subscrevam o abaixo-assinado que irá circular em toda a empresa a exigir o pagamento daquilo que nos é devido.

O C.A. tem medo que os trabalhadores percam o medo. Este é o momento de demonstrarmos que não temos medo de reclamar aquilo que é nosso por direito próprio!

A força da razão é a razão da nossa luta!