con desf vig 17 10 2021Concentração – Desfile – Vigília
Travar os despedimentos!
Pelo direito ao trabalho, emprego de qualidade!
19 de Outubro 17h30
Largo de Camões – Assembleia da República

O Distrito de Lisboa é uma região do país onde o flagelo do desemprego paira sobre muitos trabalhadores e, uma das principais razões prende-se com a falta de qualidade do emprego. A precariedade grassa na nossa região e no nosso país, 8 em cada 10 trabalhadores têm vínculo de trabalho precário, estes trabalhadores rodam sistematicamente entre a situação de emprego e desemprego.

O Desemprego tem um impacto desestruturante na vida dos trabalhadores e das suas famílias, são vidas que ficam suspensas, e que aguardam desesperadamente por dias melhores. Só no ano de 2020, 3.633 trabalhadores foram vítimas de despedimentos colectivos no Distrito de Lisboa.

Esta é uma situação que exige uma resposta unida, firme e determinada de todo o MSU, quer seja do sector privado ou do sector público, dos mais diversos ramos de actividade. É urgente travar este caminho de destruição de postos de trabalho, que atira os trabalhadores para o desemprego e arrasta para situações de pobreza milhares de famílias e que, nalguns casos, configura verdadeiros crimes contra a economia nacional.

A União dos Sindicatos de Lisboa-CGTP/IN vai levar a cabo esta acção de protesto e denúncia que tem início no Largo de Camões e termina na Assembleia da República, tendo como objectivo a luta pela revogação das normas gravosas da legislação laboral; acabar com a precariedade e o desemprego. O futuro do país constrói-se com uma política assente na estabilidade, segurança de emprego e com salários dignos enquanto elementos estruturantes da nossa sociedade. Só assim poderemos perspectivar um futuro para a nossa região e o nosso país.

Fonte: União de Sindicatos de Lisboa