TRABALHADORES DAS CANTINA E BARES DO POLITÉCNICO DO PORTO REALIZAM AÇÃO DE PROTESTOOs trabalhadores vão realizar acções de denúncia e protesto publico, amanhã, a partir das 9 horas, no Campus 2, em Vila do Conde.

TRABALHADORES DAS CANTINA E BARES DO POLITÉCNICO DO PORTO REALIZAM AÇÃO DE PROTESTO AMANHÃ

O Instituto Politécnico do Porto (IPP) recusa tomar conta dos trabalhadores e reabrir as cantinas e bares do ISEP, ESE, ESSE, ESTG, ESMAE, ISCAP e ESHT/ESMAD.

O IPP deixou os alunos, funcionários e professores sem refeições desde abril deste ano e mantém a situação sem solução à vista, sobrecarregado com despesas toda a comunidade escolar.

Esta conduta por parte do IPP representa uma falta de respeito pelos direitos dos trabalhadores, bem como por toda a comunidade escolar.

Os 19 trabalhadores afetados estão sem receber o salário de abril, maio e junho de 2021 e só estão a receber subsídio de desemprego por força da luta que desenvolveram ao longo dos últimos meses.

Durante todo este tempo, o IPP abandonou à sua sorte os trabalhadores e nunca se preocupou verdadeiramente pela situação.

É certo que o IPP já fez alguns concursos públicos para o serviço de refeições destas unidades, mas impôs condições inaceitáveis, o que levou à desistência dos interessados.

Além disso, o IPP manteve durante todos estes meses os equipamentos e instalações sem condições de funcionamento e só recentemente se disponibilizou a proceder à reparação e substituição das instalações e equipamentos, quando a última concessionária recusou a concessão.

Há em todo este processo uma falta de responsabilidade social e incompetência dos responsáveis do IPP.

Os trabalhadores, os alunos e demais comunidades escolares estão a ser vitimas de uma situação para a qual em nada contribuíram.

Por isso os trabalhadores decidiram realizar ações de denuncia e protesto publico realizando-se a primeiro amanhã, a partir das 9 horas, no Campus 2 (polo de Vila de Conde do IPP) Rua D. Sancho I, n.º 981 4480-876 Vila do Conde, onde será dada uma conferência de imprensa às 9:30 horas para melhor explicar a situação.

Fonte: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte