Amarsul PalmelaDepois das decisões tomadas em plenários pelos trabalhadores da Amarsul e da Algar, empresas do Grupo EGF (Mota-Engil), o SITE Sul dá andamento aos pré-avisos de greve e ao trabalho de mobilização de todos para a luta pela valorização dos salários e demais reivindicações.

Na Algar, a greve vai ter lugar nos dias 29 e 30 de Novembro, abragendo ainda o trabalho suplementar entre 27 de Novembro e 1 de Dezembro.

O descontentamento pela recusa de aumentos salariais elevou-se quando a administração decidiu realizar reclassificações e enquadramentos só para alguns, como o sindicato relatou, ao anunciar que já estava formalizada a convocação da greve, decidida em plenários nos dias 25, 26 e 27 de Outubro.

Comprovando que, afinal, há dinheiro, a administração da Algar deu ainda um «cartão reconhecimento» de 60 euros, para gastar no Continente. O SITE Sul considera esta medida injusta e defende que a verba deveria ser incluída nos salários.

As conclusões dos plenários foram enviadas à administração, perante a qual o sindicato reafirmou total disponibilidade para negociar e chegar a um entendimento antes do início da greve.

Para os dois dias da luta, às 7h00, estão agendadas concentrações na estação de transferência Faro-Loulé e no aterro sanitário do Barlavento.

Os trabalhadores da Amarsul, reunidos no dia 9, em plenário geral, na Biblioteca Municipal de Palmela, promovido pelas estruturas sindicais da CGTP-IN (STAL e SITE Sul) na empresa, decidiram marcar uma greve de cinco dias, das zero horas de 29 de Novembro às 24 horas de 3 de Dezembro. Vão também fazer greve a todo o trabalho suplementar, das zero horas de 27 de Novembro às 24 horas de 4 de Dezembro.

O SITE Sul informou que a luta foi convocada porque a administração da Amarsul não deu respostas às justas reivindicações dos trabalhadores, nomeadamente aumentos dos salários.

Fonte: Fiequimetal