GREVE E MANIFESTAÇÃO NACIONAL DE GUARDAS-FLORESTAIS
12 de Janeiro de 2022 – 11:00 horas
LISBOA - Lg. do Carmo>Terreiro do Paço

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais promove uma Greve e Manifestação Nacional de Guardas-Florestais do SEPNA/GNR, no próximo dia 12 de Janeiro, a partir das 11.00h, em Lisboa. A concentração terá início no Largo do Carmo, junto ao Comando-Geral da GNR e os trabalhadores seguirão em manifestação até ao Terreiro do Paço, em frente ao Ministério da Administração Interna.

Após várias reuniões sem sucesso e perante a ausência de apresentação de uma proposta de tabela remuneratória específica e de suplementos remuneratórios para negociação, por parte do Governo/MAI, representado pela Secretária de Estado da Administração Interna, o descontentamento dos guardas-florestais é evidente, pelo que importa partir para a luta.

Desde 24 de Agosto, foram sucessivos os adiamentos de reuniões para concretizar a negociação, e verificou-se sempre uma manifesta ausência de entrega de um projecto que desse resposta às reivindicações dos trabalhadores. Este documento deveria ter sido entregue até 29 Novembro o que não aconteceu, escudando-se a SEAI, na GNR que deveria ter entregue contributos para o mesmo e não o terá feito.

Procurámos, até ao limite do razoável, encontrar soluções para a negociação das justas reivindicações dos Guardas-Florestais. Tal não foi possível, por exclusiva responsabilidade do Governo/MAI!

Face à ausência de respostas e considerando que não nos deixaram alternativas, impõe-se a DENÚNCIA PÚBLICA e a LUTA dos Guardas Florestais do SEPNA/GNR contra esta postura do Governo/MAI, para reafirmar a exigência de solução para as justas reivindicações dos trabalhadores.

Fonte: Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais