Trabalhadores da Monliz aprovaram reivindicações e elegeram delegado sindicalNum plenário realizado no passada segunda-feira, os trabalhadores da Monliz, em Alpiarça, aprovaram um pacote de reivindicações nas quais se inclui o aumento dos salários, o gozo de folga no dia de aniversário do trabalhador, o aumento do subsídio de alimentação, os 25 dias de férias, a negociação do contrato coletivo de trabalho e a redução progressiva do horário de trabalho.

A Indústria Alimentar portuguesa é das indústrias com maior peso na economia do nosso país, destacando-se nos últimos anos pela sua evolução positiva, quer do volume de negócios, quer das exportações, quer dos lucros das empresas.

Se houve setor da sociedade portuguesa que contribuiu para o equilíbrio económico e financeiro de Portugal em tempo de pandemia, foi sem dúvida o setor da alimentação. No entanto, as remunerações dos trabalhadores e os rendimentos das famílias reduziram-se ao longo do ano de 2020. De acordo com o Relatório Mundial sobre Salários 2020-2021, da OIT, Portugal foi de entre 28 países europeus estudados, o país onde ocorreram as maiores perdas salariais no 2º trimestre de 2020 (-13,5%, acima da média de -6,5% dos 28 países). Estes valores não têm em conta os apoios pagos às empresas para suportar salários (no caso português foi o layoff simplificado).

Os trabalhadores da Empresa Monliz, continuam a ser penalizados nos seus rendimentos em virtude dos congelamentos anuais das progressões, promoções e aumentos salariais, tendo-se assistido a uma diminuição do poder de compra dos seus salários, real e nominal, em virtude do aumento da carga fiscal e das contribuições sociais obrigatórias.

No passado dia 24 de Janeiro os Trabalhadores da Monliz estiveram reunidos em plenários para apresentação, discussão e aprovação do caderno reivindicativo para 2022.

Foi aprovado um pacote de reivindicações tais como o aumento dos salários,o gozo do dia de aniversário do trabalhador, o aumento do subsídio de alimentação, os 25 dias de férias, a negociação do contrato coletivo de trabalho e a redução progressiva do horário de trabalho! As reivindicações dos Trabalhadores serão enviadas à empresa.

Foi também eleito o Delegado Sindical na empresa.

Sindicaliza-te. Sindicalizado estás mais seguro!

Fonte: http://www.stiac.pt