Trabalhadores da Santa Casa da Misericórdia de Famalicão estão em greve por condições dignas de trabalhoOs trabalhadores da Santa Casa da Misericórdia de Famalicão  estão em greve, hoje e amanhã.  Esta manhã fizeram uma concentração de protesto contra as condições de trabalho, que se têm vindo a agudizar desde o início da pandemia. Amanhã farão um desfile que terminará numa concentração junto à sede da Santa Casa da Misericórdia, onde irão entregar uma moção que transmitirá o sentimento dos trabalhadores.

Em causa estão: os horários desregulados com uma folga semanal., que não permitem a conciliação da vida pessoal e familiar dos trabalhadores: pagamento de trabalho suplementar; pela contratação de trabalhadores com postos de trabalho efetivo, ; pela liberdade sindical dentro da instituição, que' tem sido objeto de bloqueio por parte da direcção; o fim do assédio laborai pressão e repressão que tem sido alvo estes trabalhadores; falta de condições de higiene que permita cuidar dos utentes com brio e zelo.

As trabalhadoras estiveram sempre na linha da frente perante a pandemia por COVID-19, trabalhadores que abdicaram da sua vida pessoal quando foi preciso dar resposta aos utentes da instituição. Esta direcção não reconhece o esforço e profissionalismo dos trabalhadores, pelo contrário agrava os problemas já existentes e não promove o dialogo por forma a promover a paz social. Os trabalhadores da Santa Casa da Misericórdia. com o apoio do CESP, não se deixam intimidar, e avançam para a luta com ações para além da greve:

FONTE: CESP