Arménio Carlos, Secretário-geral da CGTP-IN vai estar amanhã, 14 de Março, nas minas da Panasqueira, para acompanhar uma reunião dos representantes dos trabalhadores com a administração da Sojitz Beralt Tin e participar depois num plenário, onde será feito o ponto da situação.

Fonte: FIEQUIMETAL

Por melhores salários e melhores condições de trabalho, os trabalhadores cumpriram um dia de greve, no passado dia 7, com uma adesão global superior a 90 por cento, que no terceiro turno atingiu os cem por cento. No centro do conflito está a recusa da administração em corresponder à proposta de aumento salarial apresentada pelos trabalhadores, quando se sabe que a filial portuguesa da multinacional apresentou excelentes resultados e que a cotação internacional do minério está em alta.

Além disso, os mineiros não aceitam a redução do pagamento do trabalho suplementar, pelo que mantêm a recusa do trabalho para além do horário normal, ao abrigo do pré-aviso de greve emitido pela Fiequimetal.

Para amanhã, às 11.30 horas, está agendada uma reunião dos representantes dos trabalhadores com a administração. Às 14 horas, realiza-se um plenário de trabalhadores, para analisar a posição patronal e decidir as medidas a tomar.

Arménio Carlos, secretário-geral da CGTP-IN, conjuntamente com dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira e da Fiequimetal, participa na reunião e no plenário.