Muitos foram os dirigentes e delegados sindicais que hoje se concentraram junto à empresa Frustock numa acção promovida pelo SINTAB e a União dos Sindicatos de Lisboa. As razões desta concentração prendem-se com a tentativa de despedimento do delegado sindical após este ter marcado um plenário que visava permitir aos trabalhadores discutirem as suas condições de trabalho.

Fonte: USL/CGTP-IN

Muitos foram os dirigentes e delegados sindicais que hoje se concentraram junto à empresa Frustock numa acção promovida pelo SINTAB e a União dos Sindicatos de Lisboa, em solidariedade com Daniel Ferreira, delegado sindical do SINTAB e o justo representante dos trabalhadores desta empresa que labora na Abrunheira, Sintra.

As razões desta concentração prendem-se com a tentativa de despedimento do delegado sindical após este ter marcado um plenário que visava permitir aos trabalhadores discutirem as suas condições de trabalho, neste caso a falta dela uma vez que a Frustock além deste tentativa de despedimento não cumpre com a justificação e pagamento do crédito de horas do delegado sindical na empresa, como é obrigada por lei. Não paga o subsídio de férias aos trabalhadores antes do gozo das mesmas, não paga o trabalho realizado em dia feriado, nem sábados ou domingos, reduz unilateralmente o pagamento do subsídio de alimentação, não paga o trabalho suplementar, não paga o trabalho nocturno, não disponibiliza um placar sindical e não afixa o mapa de férias dos trabalhadores quando já o devia ter feito há mais de um mês, entre outras ilegalidades.

Na Empresa Frustock os trabalhadores não têm direitos e é essa a razão da tentativa de despedimento de quem os representa, pois tem sido o trabalho desenvolvido pelo delegado sindical que permitiu a estes trabalhadores estarem informados dos seus direitos e quererem exercê-los. Os trabalhadores não irão desistir de continuar a sua luta na defesa dos seus direitos e tal como disse o Daniel Ferreira, "sou o primeiro delegado sindical nesta empresa e certamente não serei o último". Esta acção de solidariedade contou com a presença do coordenador da USL, Libério Domingues, e do Secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos.