O STAL e STML, convocaram uma semana de luta na Câmara Municipal de Lisboa em protesto contra o projecto de transferência para as juntas de freguesia de competências hoje asseguradas pelo município.

Todos os trabalhadores do Município de Lisboa (com exceção do RSB), estarão em greve no dia 14 de Junho.

Para a Divisão de Limpeza Urbana – DLU (períodos especificados em pré-aviso) a paralisação, que terá início às 00 horas de dia 10 e terminará às 24 horas de dia 16 de Junho, abrange todos os trabalhadores da autarquia, independentemente do vínculo.

O STAL, Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local, e o STML, Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa, definem, entre outros, como principais objetivos da greve:

1. Lutar em defesa do serviço público municipal.
2. Exigir a negociação com os sindicatos, a informação e transparência de qualquer processo que envolva os trabalhadores e serviços municipais;
3. Reafirmar o direito inalienável do vínculo laboral dos trabalhadores ao Município;

Transferência de competências abre portas à privatização
Com o falso pretexto de «aproximar» os serviços dos munícipes, a maioria do PS na Câmara Municipal de Lisboa, com o apoio do PSD, pretende transferir para as juntas de freguesia um amplo conjunto de atribuições que sempre foram da responsabilidade do município.

O STAL e o STML salientam que a concretizar-se este cenário porá em causa a qualidade dos serviços e que, poderá propiciar a externalização e privatização, de que poderão resultar taxas mais elevadas para a população e a ameaça séria de destruição de milhares de postos de trabalho.
Neste quadro, os trabalhadores estão determinados a lutar contra o desmantelamento dos serviços públicos municipais, daí avançarem com esta forma de luta.
STAL e STML salientam ainda que a luta dos trabalhadores da CML é também em defesa dos direitos dos munícipes, pela gestão pública e salvaguarda dos serviços, essenciais à qualidade de vida de todos aqueles que residem e laboram na capital.

Lisboa, 24 de Maio de 2013
As Direcções do STAL e do STML