STAL promove dia 11 de Julho pelas 11 horas, um plenário de activistas junto ao Ministério do Ambiente. E, à tarde, pelas 14h30, participa no plenário da Frente Comum de Sindicatos, que terá lugar junto à Assembleia da República

O plenário de activistas junto ao Ministério do Ambiente, na Praça do Comércio, tem como objectivo reafirmar a total oposição do STAL – Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local, à anunciada privatização da Empresa Geral do Fomento (EGF)/Grupo Águas de Portugal, bem como insistir no pedido de audiência há muito apresentado pelo Sindicato e ao qual o Ministério de Assunção Cristas nunca se dignou a responder.

O STAL recorda que intenção de privatizar a EGF ameaça colocar nas mãos de privados o sector estratégico do tratamento e valorização dos resíduos, com consequências nefastas para o ambiente, populações e trabalhadores, ao mesmo tempo que constitui um negócio ruinoso para o Estado.

O Plenário da Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, marcado para as 14,30 horas, frente ao Parlamento, coincide com a votação na generalidade das retrógradas propostas de lei que visam o aumento da semana de trabalho para as 40 horas e a introdução do chamado sistema de «requalificação», que mais não é do que uma forma disfarçada de proceder a despedimentos sumários em toda a Administração Pública.

Em ambas as acções serão aprovadas resoluções, condenando este novo violento ataque aos direitos fundamentais dos trabalhadores e a ofensiva generalizada do Governo Passos/Portas contra o direito de todos os portugueses a serviços públicos acessíveis e de qualidade.