A situação da Cinemateca, que agora vem a público, coloca uma nuvem negra sobre o futuro da Cinemateca.

O momento de grande constragimento financeiro que a Cinemateca está a passar é fruto de um completo desinvestimento do Governo encabeçado por PSD/CDS-PP, que na falta de uma política cultural para o país, entrega ao abandono as estruturas culturais. A opção que este governo fez desde o seu primeiro dia de desvalorizar a cultura, promove cortes e despedimentos e a destruição do papel de serviço público que a Cinemateca presta na divulgação do cinema Português e na promoção de ciclos de cinema, e na preservação de património historico de valor incalculável que está à guarda da ANIM e que pode ser irrecuperável.

Este governo, promotor da destruição da TOBIS, do encerramento de Salas de cinemas, do roubo aos trabalhadores, dos cortes que impedem a realização filmes, do desinvestimento generalizado na cultura, e, a confirmar-se este rumor, será responsável pelo encerramento da Cinemateca, um importante meio de divulgação e preservação do cinema Português, assim como do despedimento de mais de 70 trabalhadores que assim ficarão sem trabalho.

O STE apela à organização e à luta destes trabalhadores, assim como à solidariedade de trabalhadores de outras areas, na defesa da Cinemateca, na manutenção destes postos de trabalho e do património da ANIM.

Fonte: Sindicato dos Trabalhadores dos Espectáculos