Inditex1Sindicatos e Grupo Multinacional INDITEX assinaram Acordo Global com o objectivo de garantir a aplicação dos direitos dos trabalhadores em todas as empresas que desenvolvam actividades para as diferentes marcas comerciais do Grupo. Em Portugal está constituída uma Comissão entre representantes do Grupo INDITEX e da Federação Sindical Internacional dos Têxteis, Vestuário e Calçado (FESETE) para acompanhar a aplicação do Acordo.
FONTE: FESETE


A FESETE, através dos seus sindicatos regionais, intervem garantindo que todas as empresas que produzem para o Grupo INDITEX cumprem os direitos legais dos trabalhadores pagam pontualmente os salários e desenvolvem as suas actividades em condições que respeitem as normas ambientais e de higiene e segurança no trabalho. Perante situações de empresas violadoras das normas legais em Portugal a FESETE vai agir junto das empresas, das autoridades portugueses e junto do Departamento da Responsabilidade Social da INDITEX.
O Grupo Têxtil Espanhol INDITEX é a mais importante multinacional do retalho com produção das suas marcas como a ZARA, MASSIMO DUTTI, PULL and BEAR, BERSHKA, STRADIVARIOS, OYSHO, ZARA HOME, KIDDY'S CLASS, UTERQUE e LEFTIES, em cerca de 5000 empresas distribuídas por 40 países nos vários continentes do planeta, o que levou o movimento sindical a agir globalmente com o objectivo de garantir o cumprimento dos direitos fundamentais dos trabalhadores que trabalham nas empresas subcontrata das directa ou indirectamente pelo Grupo INDITEX, independentemente do país ou continente, onde estão situadas.
Entre vários compromissos é estabelecido que o Grupo INDITEX exige aos seus fornecedores e fabricantes o cumprimento do seu Código de Conduta, o qual estabelece como mínimo, o respeito pelos direitos humanos e laborais fundamentais a todos os trabalhadores, nomeadamente:
1. Proibição do trabalho forçado
2. Proibição do trabalho infantil
3. Proibição da discriminação
4. Respeito pela liberdade de sindicalização e nego
ciação colectiva
5. Proibição de abuso ou tratamento desumano
6. Segurança e Higiene no Trabalho
7. Pagamento do salário legal
8. Horas de trabalho não excessivas
9. Compromisso ambiental
10. Trabalho regular