Arsenal Alfeite Manif FCSAP 14-03-2014O histórico da luta dos trabalhadores do Arsenal do Alfeite conheceu recentemente mais uma importante vitória, a qual se reporta a acontecimentos com algum passado. No já longínquo ano de 2005, durante o mês de Junho, o STEFFAs emitiu um pré-aviso de Greve para a parte da tarde do dia 15 desse mesmo mês. À data, o Arsenal tinha como Administrador um tal de Victor Manuel Gonçalves de Brito. De forma tanto inusitada como despotista, este Administrador lembrou-se de tentar limitar o direito à Greve e, num acto inqualificável, ameaçou que descontaria o dia por inteiro aos trabalhadores que exercessem esse direito, mesmo que por um período de tempo inferior. E se assim o disse, assim o fez. Mas aconteceu que lhe saiu o «tiro pela culatra», pois os trabalhadores não se deixaram intimidar e, unidos em torno do STEFFAs, na defesa dos seus direitos, aderiram de forma estrondosa e fizeram dessa mesma Greve uma das que mais elevada adesão registou no Arsenal do Alfeite. Logo de seguida, o STEFFAs deu início a uma longa batalha jurídica nos tribunais. Houve que avançar para a Justiça, para obrigar a que fosse reposto o que havia sido roubado. Agora, quase nove (!) anos depois, volvidas todas as hipóteses de recurso, o Tribunal deu razão aos trabalhadores e ao STEFFAs, obrigando o Ministério da Defesa a devolver o dinheiro roubado aos trabalhadores! As respectivas quantias começaram já a ser devolvidas a mais de duzentos trabalhadores do Arsenal do Alfeite que constavam do processo.
Fonte: Sindicato dos Trabalhadores Civis das Forças Armadas, Estabelecimentos Fabris e Empresas de Defesa – STEFFAs