hotelaria lutaO Sindicato da Hotelaria reuniu, ontem (16 de Julho) em plenário, os seus associados, para lhes transmitir o ponto da situação da renegociação do contrato colectivo de trabalho. Augusto Praça da Federação de Sindicatos da Hotelaria e membro da Comissão Executiva da CGTP-IN, disse que a proposta, recebida da Mesa de Hotelaria da ACIF é lesiva dos interesses dos trabalhadores.

Se fosse aplicada, levaria a uma perda de rendimentos e possibilitaria a uma entidade patronal exigir que um trabalhadores fosse para fora da Região. Em caso de recusa, ficariam as portas abertas ao despedimento com justa causa. Augusto Praça, acrescentou ainda que no dia 22 haverá nova ronda negocial. Mas, se até Agosto não houver desenvolvimentos, já no próximo mês, será desenvolvida uma campanha de denúncia aos turistas que venham à Madeira. Primeiro será feito um documento de esclarecimento aos trabalhadores e, depois, outro para entregar aos turistas. A acção, a concretizar-se, promete gerar muita polémica. Recentemente o Sindicato Nacional de Polícia distribuiu no aeroporto da Madeira, à semelhança do que fez no resto do País, um folheto aos turistas, a alertar para a “insegurança”. Nessa altura, a ACIF, entidade agora directamente envolvida na questão, ameaçou aquele Sindicato com processos em tribunal. Para já, o Sindicato da Hotelaria não pondera pedir a mediação do Governo.