IMHOTLALGO Sindicato da Hotelaria do Algarve vai levar a cabo, nos dias 27 de Agosto e 01 de Setembro, uma série de acções de denúncia pública junto a algumas unidades hoteleiras da região algarvia para exigir que a associação patronal (AIHSA) cumpra com a sua palavra e remeta para publicação as novas tabelas salariais para 2015 acordadas com o sindicato.

No âmbito do processo negocial do sindicato com a Associação dos Industriais da Hotelaria e Similares do Algarve para a revisão do contrato colectivo de trabalho do sector, foram acordadas, já no dia 9 de Fevereiro, novas tabelas salariais para vigorarem a partir do dia 1 de Março de 2015, com um aumento médio de 2%. Acontece que até à presente data a AIHSA ainda não remeteu a matéria acordada para publicação, o que na prática inviabiliza a continuação das negociações.

O Sindicato da Hotelaria do Algarve não encontra uma justificação para esta posição da associação patronal visto que o sector se encontra de boa saúde e, nos últimos anos, tem apresentado resultados históricos, esperando-se que 2015 supere esses resultados. A juntar a estes resultados estão ainda os milhões de euros canalizados pelo actual Governo PSD/CDS para as empresas sob forma de apoios à contratação e à formação de milhares de trabalhadores precários, desempregados e estagiários.

Enquanto isto, os trabalhadores têm vindo a ver as suas condições de trabalho a degradarem-se brutalmente, nomeadamente pelo facto dos seus salários, na sua grande maioria, não serem actualizados à mais de 5 anos, além do aumento brutal da carga fiscal e dos bens de primeira necessidade que fizeram com que o aumento do custo de vida esteja a ser insuportável para muitas famílias.

Face a esta situação, a Direcção do sindicato decidiu levar a cabo, nos próximos dias 27 de Agosto e 01 de Setembro, uma série de acções de denúncia pública junto a algumas unidades hoteleiras da região para exigir que a AIHSA cumpra com a sua palavra e remeta para publicação as novas tabelas salariais para 2015 acordadas com o sindicato.

FONTE: Sindicato da Hotelaria do Algarve