vidroA empresa BA Vidro decidiu, unilateralmente, romper as negociações do Acordo de Empresa com a Federação e os trabalhadores decidiram avançar para a greve entre 19 e 22 de Setembro, tendo como objectivos:

- A restituição dos dias de compensação dos trabalhadores de turnos (28 dias anuais e 15 dias anuais, conforme o regime de turnos aplicável);
- A restituição do subsídio de refeição, durante os dias de compensação de horário de trabalho de turnos (35 horas semanais);
- O pagamento do trabalho normal em dias feriados e do trabalho suplementar, tal como processado até 31/07/2012;
- A defesa do direito à negociação e contratação colectiva entre a BA VIDRO e a FEVICCOM.

A BA tem demonstrado lidar mal com o diálogo e a negociação da contratação colectiva ao longo dos últimos anos e em particular desde o início de 2015, tendo originado o desenvolvimento de diversas greves dos trabalhadores que não desistem de exigir a reposição dos direitos contratuais que lhes foram retirados pela empresa.

A greve está agora agendada nas três fábricas - Avintes, Marinha Grande e Venda Nova - com horários diferenciados, conforme os regimes de turnos e horário geral.