inem998345Os trabalhadores do INEM vão fazer greve no próximo dia 1 de Outubro, quinta-feira. A partir das 11 horas desse dia realizam, também, uma manifestação desde a sede do INEM até ao Ministério da Saúde. Os trabalhadores estão em luta porque após várias reuniões de negociação no sentido de regulamentar a carreira de técnico de emergência pré-hospitalar, o Ministério da Saúde assume uma atitude vergonhosa e lamentável e viola o compromisso assumido, afirmando que a carreira não será publicada nesta legislatura.

Em comunicado, a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais afirma que os trabalhadores não podem aceitar esta postura e continuarão a lutar pela sua carreira e pelos seus direitos, designadamente:

- Pelo reconhecimento, dignificação e valorização dos técnicos de emergência pré-hospitalar; - Pelo reconhecimento das reivindicações dos trabalhadores quanto à regulamentação da carreira de técnico de emergência pré-hospitalar; - Pelo direito a um regime específico de aposentação dos trabalhadores do INEM; - Pela regulamentação do subsídio de risco, penosidade e insalubridade; - Pela indemnização dos trabalhadores por actos lesivos praticados por terceiros durante o exercício das suas funções; - Contra a falta gritante de pessoal e a recusa de contratação dos meios adequados às necessidades de um eficaz cumprimento das competências que estão atribuídas ao INEM; - Contra o recurso abusivo ao trabalho suplementar para fazer face às necessidades permanentes do INEM; - Contra a transferência das atribuições e competências do INEM para outras entidades, sobretudo num quadro em que estas não têm a preparação requerida para dar a resposta adequada.

Os trabalhadores do INEM resistem às várias tentativas de condicionamento por parte do Ministério da Saúde e perante esta traição: a Federação apela a todos que participem na manifestação com aviso prévio de greve, no próximo dia 1 de Outubro, em defesa dos seus direitos e da sua dignidade.